Dra. Raquel Guimarães

Chikungunya (“chicungunha” na linguagem popular) é uma virose transmitida pela picada do mosquito Aedes. Caracterizada por sintomas como febre, dor articular e manchas na pele, a chikungunya pode causar complicações significativas, especialmente em relação às articulações. A doença tem se tornado uma preocupação crescente em todo o mundo, principalmente nos países de clima tropical como o Brasil.

Desde o começo desse 2023, atendi dezenas de casos da doença no consultório! Sei o quanto ela pode ser incapacitante e o como o tratamento precoce e adequado pode ajudar no restabelecimento da qualidade de vida dessas pessoas. Especializada no estudo e tratamento de doenças do sistema musculoesquelético, como reumatologista tenho o conhecimento necessário para diferenciar a artrite causada pela chikungunya de outras condições semelhantes. Além disso, consigo desenvolver um plano de cuidado individualizado para aliviar a dor nas juntas e melhorar a funcionalidade dos meus pacientes.

Mosquito transmissor

AGENDE SUA CONSULTA

Chikungunya: que doença é essa?

O nome chikungunya deriva de uma palavra em Makonde, língua falada no sudeste da Tanzânia e norte de Moçambique. Significa “aqueles que se dobram”, descrevendo a aparência encurvada de pessoas que sofrem com a dor nas juntas característica. 

Os sinais e sintomas são clinicamente parecidos com os da dengue – febre de início agudo, dores articulares e musculares, dor de cabeça, enjoo, fadiga, perda de apetite e lesões na pele (manchas avermelhadas, coceira, descamação nas mãos e pés ou pequenas pápulas). 

A dor articular é um sintoma comum da chikungunya, ocorrendo em cerca de 90% dos casos. Ela pode ser intensa e debilitante, afetando principalmente as articulações das mãos, pés, pulsos, ombros e joelhos. A dor nas juntas é muitas vezes acompanhada de inchaço, vermelhidão e rigidez, o que pode limitar significativamente a mobilidade e a qualidade de vida dos pacientes. Ouvi vários relatos de pessoas com dificuldade para levantar da cama de manhã, caminhar ou erguer os braços para pentear os cabelos! 

Em geral, as plaquetas não costumar cair tanto quanto na dengue e os sangramentos ou hemorragias são raros. As células de defesa, principalmente os linfócitos, podem ficar temporariamente abaixo do valor de referência.

A mortalidade é menor que na dengue, embora a morbidade (impacto na qualidade de vida) seja bem alta. A consequência disso é redução da produtividade, aumento dos custos com a saúde, piora do humor e comprometimento da independência. 


AGENDE SUA CONSULTA

Como é a evolução da chikungunya?

A maioria dos indivíduos infectados pelo vírus da chikungunya desenvolve sintomas. Alguns estudos mostram que até 70% apresentam infecção sintomática. Dessa forma, o número de pacientes que necessitarão de atendimento médico será elevado, gerando sobrecarga nos serviços de saúde.

A doença pode evoluir em três fases: aguda, subaguda e crônica.

Após o período de incubação (que varia, em média, de 3 a 7 dias), inicia-se a fase aguda ou febril, que dura até o 14º dia. Alguns pacientes evoluem com persistência das dores articulares após a fase aguda, caracterizando o início da fase subaguda, com duração de até três meses. Quando a duração dos sintomas persiste além dos três meses, atinge a fase crônica.

A prevalência da fase crônica é muito variável entre os estudos, podendo atingir mais da metade dos pacientes. 

Os principais fatores de risco para a cronificação são: idade acima de 45 anos, sexo feminino, doença articular preexistente e maior intensidade das lesões articulares na fase aguda.

O sintoma mais comum nesta fase crônica é o acometimento articular persistente ou recidivante nas mesmas articulações atingidas durante a fase aguda, caracterizado por dor com ou sem inchaço, limitação de movimento e deformidade. Normalmente, há várias juntas inflamadas ao mesmo tempo. Também há relatos de dores nas regiões sacroilíaca, lombar e cervical. Alguns pacientes poderão evoluir com artropatia destrutiva semelhante à artrite psoriática ou reumatoide.

Outras manifestações descritas durante a fase crônica são: fadiga, dor de cabeça, coceira no corpo, queda de cabelo, dormências e alterações de sono, memória, atenção e humor. Alguns trabalhos descrevem que esta fase pode durar anos. 


AGENDE SUA CONSULTA

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da chikungunya é baseado em uma combinação de fatores clínicos e exames laboratoriais. 

A sorologia está disponível na rede pública e privada e costuma ser positiva a partir do sétimo dia de sintomas. É comum um resultado falso-positivo para dengue, já que os vírus são da mesma família. Infecção por dengue e chikungunya ao mesmo tempo é muito rara! Para o diagnóstico da artrite secundária à chikungunya, o reumatologista realiza uma avaliação minuciosa dos sintomas do paciente, levando em consideração a história clínica e os achados do exame físico. Além disso, exames de sangue podem ser solicitados para detectar a presença de anticorpos específicos contra o vírus da chikungunya e para medir o grau de inflamação do indivíduo. Radiografias e outros exames de imagem também podem ser utilizados para avaliar a intensidade da inflamação e identificar danos nas articulações.

AGENDE SUA CONSULTA

E se não for chikungunya?

O diagnóstico diferencial de chikungunya é feito com outras doenças febris agudas associadas à dor nas juntas.

O clínico deve estar atento para causas potencialmente fatais e que exijam tratamento medicamentoso específico imediato, como artrite séptica

No cenário atual, o principal diagnóstico diferencial, durante a fase aguda, é a dengue.

Outras doenças que fazem parte do diagnóstico diferencial são: malária, leptospirose, Zika e febre maculosa.

Na fase crônica, é importante excluir doenças autoimunes como artrite reumatoide, artrite psoriática e lúpus.

Exantema da chikungunya
Exantema típico da chikungunya


AGENDE SUA CONSULTA

Tive chikungunya: vou sentir dor pra sempre?

O manejo do paciente com chikungunya é diferenciado de acordo com a fase da doença: aguda, subaguda ou crônica.

Na fase aguda, a maioria dos casos pode ser acompanhada ambulatorialmente. As unidades de Atenção Básica possuem papel fundamental para avaliação e monitoramento desses doentes. Não há necessidade de acompanhamento diário da maioria dos pacientes. A recomendação é retornar à unidade de saúde em caso de persistência da febre por mais de cinco dias, aparecimento de sinais de gravidade (falta de ar, dor no peito, sangramento, desmaio, vômitos recorrentes, queda ou aumento considerável da glicose, redução do volume de urina) ou persistência dos danos articulares.

Até o momento, não há medicamentos antivirais específicos.

Além de hidratação frequente e repouso, costumamos prescrever analgésicos (dipirona e paracetamol) para alívio dos sintomas.   

A partir da fase subaguda, o reumatologista entra em cena. Nesse momento, não há mais vírus circulando pelo corpo. A resposta inflamatória montanda pelo organismo para combatê-lo foi tão intensa e desproporcional, que gerou uma série de consequências. O objetivo do tratamento é conter essa inflamação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.  

Como o risco de sangramento agora é bem menor, já é possível associar antiinflamatórios aos analgésicos. Em casos selecionados, podemos usar corticoides orais ou injetáveis também. 

O reumatologista poderá prescrever drogas que interferem na imunidade para tratar a artrite secundária à chikungunya. Esses medicamentos podem causar uma série de efeitos colaterais e, por esse motivo, só devem ser usados sob supervisão médica!

Para os pacientes com dormência persistente, há indicação de tratamento com anticonvulsivantes como pregabalina e gabapentina.

Ainda não sabemos por quanto tempo será necessário tratar essas pessoas, mas as chances de cura são grandes. Dá pra ficar zerado com o tramento adequado! 


AGENDE SUA CONSULTA

Tive chikungunya e não sei a quem recorrer!

Se você teve chikungunya e continua com dor nas juntas, é fundamental a avaliação de um reumatologista

Com a ajuda desse especialista, será possível traçar um plano de cuidado. Isso vai muito além de receitar remédios! 

O objetivo é aliviar a dor, melhorar a qualidade de vida, evitar sequelas articulares e permitir ao paciente retornar às atividades cotidianas o quanto antes. 

O reumatologista saberá o melhor momento para indicar fisioterapia ou atividade física. 

Como especialista em doenças de sistema musculoesquelético, ele tem o conhecimento necessário para escolher a medicação mais apropriada e contornar possíveis efeitos colaterais.

Educação em saúde e medidas de prevenção são fundamentais nesse processo. Precisamos eliminar os criadores do mosquito para reduzir novos casos tanto de chikungunya, como também de zika e dengue.

Respeitar as peculiaridades de cada pessoa é muito importante. Cada um percebe a doença de uma forma e o tratamento não é uma “receita de bolo”. Conte com um médico da sua confiança para superar esse problema!


AGENDE SUA CONSULTA

Leia mais sobre o assunto:

  1. https://www.draraquelguimaraes.com.br/reumatologista/
  2. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/chikungunya
  3. https://www.scielo.br/j/rbr/a/HXDFz7knsbSW3ZkF5V43XWr/?format=pdf
  4. https://www.scielo.br/j/rbr/a/8w8g4dCBcTYg5zR4TGvRWhD/?format=pdf
  5. https://reumatominas.com.br/dengue-zika-virus-chikungunya-e-reumatismo/
  6. https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/chikungunya/chikungunya_manejo_clinico_2017.pdf/view

37 respostas

    1. Os sintomas são mesmo muito desagradáveis! Há boas opções de tratamento, tanto na fase aguda quanto nos casos crônicos. Estou à disposição para ajudá-la a retomar sua qualidade de vida!

      1. Boa tarde! Há 8 meses atrás tive chikungunha, já fui a vários médicos e não consegui obter a qualidade de vida snterior. Dinto muito cansaço, dores no corpo todo, ( principalmente nos pés), e inchaço constante no pé direito, não sei mais oque fazer, a quem procurar. Se vc já passou por essa experiência, por favor aceito conselhos. Grata!

        1. Não tive chikungunya, mas atendi dezenas de pacientes com queixas semelhantes a sua. Agende uma consulta e, juntas, buscaremos a melhor alternativa de tratamento para restabelecer sua qualidade de vida. Há muitas opções de medicamentos para tratar a dor e o inchaço nas juntas!

          1. Busque ajuda médica!
            O reumatologista tem condições de prescrever o tratamento adequado para controlar a inflamação e melhorar sua qualidade de vida!
            Estou à disposição para ajudá-la…

        2. Bom dia, conseguiu algum tratamento nesse periodo? Minha esposa teve chikungunya e ja nao sabemos o q fazer para reduzir as dores.

          1. Ainda não tratamento aprovado especificamente contra o vírus, mas há excelentes opções de remédios para controle da inflamação e alívio da dor.
            Recomendo agendar uma avaliação com Reumatologista o quanto antes. Estou à disposição!

      2. Tive chikungunya há aproximadamente 15 dias, fiquei afastada da academia e essa semana resolvi voltar. Acontece que já fazem 3 dias que estou com dores intensas em todos os músculos da perna até os glúteos e estou começando a ficar com muito medo de ser polimiosite ou algo parecido. Além disso meu braço esquerdo apresenta dormência e cãimbras.

        1. De fato, a dor da chikungunya pode ser incapacitante!
          Recomendo buscar atendimento especializado presencial o quanto antes.
          O exame físico ajudará a descartar a suspeita de polimiosite.
          Estou à disposição para ajudá-la!

  1. Quem está com essa doença, pode ser invctada de novo? Estou desde maio/23 sofrendo com essa doença, e estou com medo de pegar de novo.

    1. O risco de reinfecção é muito baixo!
      Em breve, a vacina contra a doença deverá começar a ser testada aqui no Brasil.
      Você já está na fase crônica da chikungunya. Recomendo buscar atendimento especializada para ajustes no seu tratamento. Dá para melhorar bastante sua qualidade de vida!

  2. Comecei com os sintomas da chicungunha desde o dia 9 de janeiro. (16 dias).

    Quanto às dores nas articulações, o quê é mais recomendável? Ficar de repouso ou fazer qualquer tipo de exercício fisico?

    Eu optei por fazer movimentos, como pequenas caminhadas, alongamentos.. obrigada.

    1. Recomendo agendar uma consulta com Reumatologista para já começar o tratamento para o quadro articular.
      Você pode fazer exercícios físicos sim, desde que não sejam de grande impacto ou com muita carga.
      Melhoras e estou à disposição para ajudá-la!

  3. Estou desde 03.04.23 com essa chikungunia, comecei sentir uma dor terrível no braço esquerdo achei que estava tendo infarto, fui ao médico e o quadro era essa tal chikungunia, de la pra cá as dores articulares foram terríveis, estava a base de corticoide até dezembro/23, em janeiro/24 tive acho uma intoxicação de tanto corticoide passei muito mal me deu um enjoo terrível fiquei mal mesmo. Faço caminhadas mas as dores ainda incomodam

    1. A chikungunya pode causar dores terríveis!
      O tratamento precoce é muito importante para evitar sequelas e NÃO se baseia no uso de corticoide!
      Recomendo procurar um Reumatologista.
      Se precisar, estou à disposição.

  4. Gostaria de saber sobre o sistema ILIB no tratamento dos sintomas de dengue e chicungunha. É recomendável?

    1. Marilene, não encontrei nenhuma publicação / artigo falando sobre o ILIB em pacientes com chikungunya…
      Trata-se de uma doença relativamente nova para nós brasileiros.
      Infelizmente, será necessário um tempo maior de seguimento para que sejam elaborados protocolos mais robustos de tratamento / cuidado.
      Até o momento, a Sociedade Brasileira de Reumatologia recomenda o uso de analgésicos, antitérmicos, imunossupressores e moduladores de dor para alívio dos sintomas.
      A fisioterapia tem papel importante também.
      É fundamental uma avaliação médica bem minuciosas para saber qual a melhor opção para cada paciente!
      Caso precise de ajuda, estou à disposição!

  5. Boa tarde
    Estou com Chikungunya desde 23 de dezembro 2023.
    Já tomei 1cx ibuprofeno, 1 cx nimesulida
    Paracetamol, 1 vd de dipirona. Faço ginástica, compressa gelada em todas as juntas e lombar
    Fiquei travada das duas pernas, formigamento nas duas mãos e braço esquerdo, tenho fibromialgia, faço uso pregabalina 150mg. E ainda tomo fluoxetina 40 mg.
    Já não sei mais como acabar com essas dores.
    O que fazer mais

    1. Mara, você está na fase subaguda da doença.
      Nessa etapa, o uso de imunossupressores pode ser uma boa alternativa para melhorar o quadro articular.
      Sugiro agendar consulta com um Reumatologista para uma avaliação mais detalhada!
      Estou à disposição para ajudá-la…

  6. Excelente explicações, de fácil entendimento ,pra todos. Obrigado e continue nos orientando ,ajudando. Mas na maioria das vezes no SUS não possuem muitos profissionais da área e quando buscamos demora cerca de no mínimo 06 meses a dois anos o encaminhamento vai para os centros de saúde e se perdem nas gavetas e temos que ficar ligando isso quando nos atendem ou indo lá e sempre ouvimos ” …tem que esperar mesmo sem previsão nós ligaremos assim que autorizarem e marcarem a consulta, tem que ter paciência mesmo, é SUS fazer o que…” Triste ouvir isso então ou juntamos algum dinheiro deixando outras prioridades e pagamos uma consulta particular ou ficamos ouvindo, lendo explicações e relatos de profissionais e pacientes na mesma situações. Dr você faz a diferença obrigado.

    1. Fico feliz em saber que atingi meu objetivo de levar informação de qualidade à população!
      Sei o quanto o acesso ao tratamento especializado é difícil no SUS e nos convênios.
      Se o médico de referência do Centro de Saúde mais próximo da sua residência estiver disponível, posso orientá-lo a iniciar o tratamento para artrite da chikungunya. Assim encurtamos seu tempo de espera…
      Abraço e estimo melhoras!

  7. Estou à disposição para ajudá-la! Há outras opções de medicamentos mais efetivos para tratar a dor articular. Quanto mais precoce for o tratamento, menor será o tempo de sofrimento / incapacidade.

  8. Boa tarde meu nome e genesis estou com essa tem quase quarenta dias hoje acordei sentido fraco e com dor no estômago vista um pouco embasada n sei mais o que fazer com o mau está ?

    1. Busque ajuda médica!
      Como reumatologista posso te dizer que dá para melhorar e muito seu estado geral com o tratamento adequado!
      Estou à disposição para ajudá-lo…

  9. Boa tarde Dra. enviei meu relato anteriormente e esqueci de mencionar também que, sinto os joelhos inchados, doendo e quentes quando coloco as mãos sinto, ficam travados, de manhã quando acordo é pior ainda. As articulações que ficam quentes e inchadas quer dizer que estão inflamadas? Obgda pelas orientações.

    1. Cláudia, você precisa procurar um Reumatologista o quanto antes!
      O medicamento que vc está usando atualmente controla a dor, mas não tem efeito sobre a artrite!
      Por questões de ética médica e para sua segurança, não posso prescrever nada sem te consultar…
      Se quiser agendar uma avaliação, entre em contato no número (31) 99555-3796.

    2. Explicações muito boas obrigado por compartilhar.

      Estou exatamente com esses sintomas há 3 dias.

      Já tive dengue 3 vezes.

      Is sintomas da Chikungunya sao bem piores.
      Caso confirmado o exame com certeza vou buscar ajuda com a dra. Raquel.

  10. Amei as explicações dadas a respeito da Chikungunya… Estou sentindo dores horríveis desde o dia 02/03/2024

    1. A dor costuma ser incapacitante!
      Se não responder aos analgésicos comuns, busque auxílio de um reumatologista. Há boas opções de medicamentos para controle da inflamação.

  11. Tive está doença dia 4 de março,fui no ortopedista dia 1 de abril ele entrou com medicações, só que elas estão acabando e minhas dores voltando..Preciso tomar mais remédio, não melhora com outras alternativas de tratamento?

    1. Elizete, há sim outras opções de tratamento! Atendi mais de 100 casos de chikungunya e, passadas algumas semanas, a maior parte dos pacientes tem uma melhora considerável da dor e da qualidade de vida. Sugiro agendar uma avaliação presencial comigo ou com algum colega reumatologista.

  12. ESTOU COM CHICUNGUNHA DESDE O DIA 26/03/2024 ONTEM TIVE UM QUADRO DE PIORA MUITO RELEVANTE.

    PESQUISEI O MELHOR REUMATOLOGISTA DE BH APARECEU DRA RAQUEL GUIMARAES . ONTEM MESMO CONSEGUI UMA CONSULTA DIA 30/04 EU ESTAVA COM MUITAS DORES NO PUNHO E NAS JUNTAS ,NAO ESTAVA NEM ANDANDO DIREITO.

    FUI SUPER BEM ATENDIDA .SUPER BEM ORIENTADA SOBRE O MEU CASO QUE EXISTEM ALTOS E BAIXOS AS DORES VAO E VOLTAM POR ISSO PRECISO DO TRATAMENTO PÓS CHICUNGUYA. ONTEM MESMO FUI MEDICADA E JA TIVE MELHORAS NA QUESTAO DA DOR .

    AGORA TO FAZENDO O ACOMPANHAMENTO COM AS MEDICACOES QUE ELA RECEITOU ,ELA JA ME DEU O PEDIDO PARA EU REFAZER OS EXAMES NOVAMENTE DAQUI A 25 DIAS E JA MARCOU O MEU RETORNO PARA DAQUI 30 DIAS .

    HOJE ACORDEI OTIMA SEM SINTOMAS NENHUM NEM NAS ARTICUÇOES NEM DORES ALGUMA .

    OBRIGADO PELO SEU EMPENHO E PROFISSIONALISMO. EU INDICO E RECOMENDO .
    MEU NOME ROSENILDA S.

  13. Estou com essa doença a um mês…sentindo ainda muitas dores nas articulações.. sempre na parte da manhã acordo com muito peso no corpo e com pés e mãos sempre inchados….

    1. A chikungunya dá mesmo muita dor articular, principalmente pela manhã e após muito tempo em repouso.
      O tratamento medicamentoso tem sido bem eficaz nesse sentido.
      Recomendo agendar uma consulta com Reumatologista.
      Quanto mais cedo a senhora for cuidada, mais rápido retomará suas atividades cotidianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *