Dra. Raquel Guimarães

A Reumatologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata diversas doenças que afetam o aparelho locomotor e o tecido conjuntivo, encontrado em vários órgãos e estruturas do nosso corpo como articulações, tendões, ossos, músculos, pele, coração e rins.

 

As doenças reumáticas são popularmente conhecidas como reumatismo. São mais de 200 doenças diferentes! Elas podem ser agudas ou crônicas, localizadas ou difusas (quando acometem várias partes do corpo ao mesmo tempo), e atingem pessoas de qualquer idade e sexo, desde crianças pequenas e adolescentes até homens e mulheres adultos e idosos.

 

O Reumatologista atua como um detetive, que precisa reunir “provas” para chegar a um diagnóstico e, a partir daí, propor um tratamento. Cabe a ele colher uma história clínica detalhada, buscar alterações no exame físico, pedir os exames laboratoriais e de imagem necessários e interpretar tudo isso para chegar a uma conclusão.

Articulações

Como um médico se torna Reumatologista?

A formação em Reumatologia requer muito tempo de estudo e dedicação. São 6 anos na Faculdade de Medicina, 2 anos de especialização em Clínica Médica e outros 2 anos de especialização em Reumatologia. O aprendizado deve ser contínuo!

 

Eu fiz faculdade de Medicina na UFMG. Em seguida, me especializei em Clínica Médica no Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais. Concluí a residência em Reumatologia no Hospital das Clínicas da UFMG em 2013. Desde então, acompanhei centenas de pacientes no consultório ou internados. Acredito que cuidado contínuo é o que mais faz diferença na vida das pessoas. Busco juntar conhecimento técnico e empatia para ajudar àqueles que recorrem a mim. Não paro nunca de estudar! Quero sempre entender melhor as doenças e, principalmente, a mente humana.

 

Ao escolher um Reumatologista para acompanhá-lo, certifique-se se ele está inscrito no Conselho Federal de Medicina (ele precisa ter um número de CRM ativo) e se tem sua especialidade registrada junto a esse órgão (RQE – registro de qualificação de especialista). O ideal é que ele esteja também ligado à Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Logotipo Sociedade Brasileira de Reumatologia
Cadastro CFM

Segundo dados do Demografia Médica no Brasil 2020, somos pouco mais de 2.700 Reumatologistas no país, o que equivale a 0,6% do total de médicos registrados no Conselho Federal de Medicina. Há um ligeiro predomínio de mulheres nessa especialidade. Por ano, são ofertadas cerca de 300 vagas de Residência Médica em Reumatologia no país. A maioria desses especialistas está concentrada nas grandes cidades da região sudeste. Garantir o acesso à população é de fundamental importância. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor a evolução e menores os prejuízos físico, psíquico e financeiro!

Os pacientes reumáticos costumam ser acompanhados ao longo de vários anos. A Reumatologia lida com doenças crônicas e que dizem respeito a uma série de outras especialidades. Temos vários casos em comum com Ortopedistas (artrose, tendinites, lombalgias), Cardiologistas (Febre Reumática, pericardite, miocardite), Nefrologistas (nefrites), Neurologistas (alteração nos nervos ou neuropatias, meningites não infecciosas), Gastroenterologistas (doença inflamatória intestinal, dificuldade de engolir, falta de saliva), Pneumologistas (fibrose pulmonar, falta de ar, “água na pleura”), Endocrinologistas (osteoporose, aumento do ácido úrico / gota), Infectologistas (chikungunya) e Dermatologistas (psoríase, Raynaud, esclerodermia, lúpus, vasculites).

Quando devo procurar um Reumatologista?

  • Febre ou perda de peso sem explicação
  • Feridas ou manchas na pele
  • Aftas de repetição
  • Dor ou inchaço nas juntas
  • Cansaço, falta de ar, fraqueza
  • Dor muscular
  • Desconforto na coluna
  • Mudança no aspecto da urina
  • Fraturas recorrentes ou sem relação com trauma
  • Dormência nos braços ou pernas
  • Exames de sangue alterados (fator antinuclear / FAN, fator reumatoide, proteína C reativa, hemossedimentação, anti-estreptolisina O)

Celebridades e reumatismo

Reumatismo não escolhe sexo, idade ou classe social! Várias personalidades já tornaram públicos seus diagnósticos de doença reumática. Lada Gaga chegou a cancelar uma turnê internacional em função das dores da Fibromialgia. Astrid Fontenelle e Selena Gomez fazem tratamento para Lúpus há anos. A atriz Betty Faria tem Artrite Reumatoide. O cantor Zé Felipe contou em entrevistas o quanto a dor lombar decorrente da Espondilite Anquilosante o incomodava. Isso ajuda a quebrar o estigma de que essas doenças são incuráveis e incapacitantes. Quando bem acompanhados, esses pacientes podem levar uma vida normal!

Saiba mais sobre o assunto:

3 respostas

  1. olá boa tarde Dra.Meu nome é Jerry eu também tenho vários ploblemas que estam relacionado a sua especialidade.Ja fiz duas artrodese cervical e tenho outros ploblemas .E eu preciso de sua especialidade.Muito obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *